sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

KIPAÉ - Dança da Ema - OST - 70x90cm - Neli Guimarães Silva

No tocante à organização social do povo Terena, verificou-se a existência de estruturas dualistas, no período em que os Terena viviam no Chaco Paraguaio, sendo esta estrutura um sistema de duas metades, composto por Sukirikionô, caracterizada pela maturidade, seriedade e tranquilidade (gente dócil) e Xumonô
caracterizada pela juventude irrequieta e brincalhona (gente violenta). Apesar de serem cerimoniais, estas pessoas casavam-se dentro de suas metades. O Kipaé, "Dança da Ema", também conhecida como" Dança do Bate Pau", nome não bem aceito na aldeia por ser pejorativo, é praticada pelos homens em comemoração de boa caça, por alguma vitória alcançada ou mesmo para relembrar a participação do povo Terena na guerra do Paraguai. Observamos através da pintura corporal a existência de dois grupos: Xumonô que pintam o corpo com linhas horizontais nas cores azul e branca e os Sukirikionô nas cores vermelha e branca. Os homens carregam durante a dança longas varas de bambu, simbolizando suas armas com as quais produzirão o sons cadenciados complementando os sons produzidos pelos músicos. Durante a dança eles representam os movimentos da Ema, ave pantaneira que vive em grandes grupos se deslocando de um lugar ao outro.
Durante a semana do Hunaiti Kaxé, o Terena fazia muita festa e no último dia, os rapazes ou moças que possuíam alguma rivalidade, procuravam tirar as diferenças através de luta corporal, aliviando suas emoções. O vencedor acaba sendo o indivíduo com a razão, mas de qualquer forma, os dois lados acabam por se entenderem, libertando-se de suas mágoas. Quando um dos indivíduos está apanhando muito, o povo ao redor procura separa-los. Somente neste dia do ano existe o ajuste de contas.
Publicado no livro "Epopéia Terena" - Alfredo Sganzerla e Neli Guimarães Silva.Campo Grande : UCDB,2004 ISBN 85-7598-018-1


Regarding the social organization of the Terena people , we verified the existence of dual boards , the period in which the Terena lived in the Paraguayan Chaco , with this structure a system of two halves , composed of Sukirikionô characterized by maturity, seriousness and tranquility ( docile ) and we Xumonô

characterized by youth bubbly and playful ( violent people ) . Despite being ceremonial , these people married within their halves . The Kipaé , " Dancing Ema " , also known as "Dance of Pau Bate " , name not well accepted in the village to be pejorative, is practiced by men in celebration of good hunting for some victory achieved or even to recall the participation of Terena people in the Paraguayan war. Observe through body painting the existence of two groups : Xumonô painting the body with horizontal lines in blue and white colors and Sukirikionô in red and white colors . Men load during the dance long bamboo poles , symbolizing their weapons with which produce the lilting sounds complementing the sounds produced by the musicians . During the dance they represent the movements of Ema , Pantanal bird that lives in large groups moving from one place to another .
During the week of Hunaiti Kaxé , the Terena was much fanfare and the last day , the boys and girls who had any rivalry, attempting to take the differences through wrestling , easing your emotions . The winner ends up being the guy with the reason , but either way , both sides end up getting along , freeing himself of his sorrows . When a lot of people are picking the people around looking separates them . Only on this day of the year there is a reckoning.

Published in " Epic Terena " -  Alfredo 
Sganzerla  and Neli Guimarães Silva.Campo Large : UCDB 2004 ISBN 85-7598-018-1

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Índia Terena tecendo cesta - OST - 70x90cm

Na produção de cestaria, determinadas Palmeiras tem muita serventia, como é o caso das folhas de Carandá, também utilizadas na produção de abanicos, chapéus, saias, vassouras. O Bacuri é usado na confecção de esteiras, servem também como colchões, divisores de ambiente, entre outros.
O Bambu fatiado é aproveitado para se produzir balaios, cestos e peneiras. As redes também podem ser produzidas com fibras vegetais, como as do caraguatá, planta espinhosa da qual se conseguem produzir cordões muito resistentes.
A coleta de materiais para a execução das cestarias sempre é feita de acordo com a lua, para evitar que se carunchem. Cabe observar que em cada região existem determinadas espécies de palmeiras, das quais os silvícolas saberão fazer uso.
Publicado no livro "Epopéia Terena" - Alfredo Sganzerla e Neli Guimarães Silva.Campo Grande : UCDB,2004 ISBN 85-7598-018-1




In the production of basketry, certain Palmeiras have much use, as is the case leaves Carandá also used in the production of abanicos, hats, skirts, broom. The Bacuri is used in making mats also serve as mattresses, room dividers, among others. 
Sliced ​​Bamboo is harnessed to produce baskets, baskets and sieves. Networks can also be produced from plant fibers, such as the caraguatá, prickly plant which can produce very tough bands. 
The collection of materials for the execution of the baskets are always made ​​according to the moon, to avoid carunchem. It should be noted that in each region there are certain species of palms, of which forestry will know how to use. 


Published in "Epic Terena" - Alfredo Sganzerla  and Neli Guimarães Silva.Campo Large: UCDB 2004 ISBN 85-7598-018-1



quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dança da Ema II - Etnia Terena - Mato Grosso do Sul - OST - 70x90cm - Neli Guimarães Silva

                                 

          Um grupo de crianças Terena da Aldeia Limão Verde em Aquidauana Mato Grosso do Sul, finalizam a Dança da Ema, popularmente conhecida como Dança do Bate Pau.  
Suas vestimentas são confeccionadas de palha de Buriti, substituindo as penas de Ema, conforme faziam seus antepassados.
A pintura corporal dos jovens Terena segue a simplicidade gráfica da comunidade, utilizam o fruto genipapo, através do qual se extrai o pigmento preto. 

  

A group of Terena children Village Green Lemon in Aquidauana Mato Grosso do Sul, finalize the Dance of Ema , popularly known as Bate Pau Dance . Their garments are made of Buriti straw, replacing the feathers of Ema , as did their ancestors. Body painting of young Terena follows the graphic simplicity of the community, use genipapo fruit, through which extracts the black pigment .

                            

                                     

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Criança Kayapó - 40x165cm - óleo sobre tela - Neli Guimarães Silva


* Herança Nativa - óleo sobre tela - 140x180cm - Neli Guimarães Silva

.Essa obra retrata algumas das manifestações simbólicas das sociedades indígenas com seus significados e funções, tais como na ritualística, na cerâmica, corporal, social, na dança, na guerra, como forma de interpretação do mundo e do meio em que estão inseridos. Esta obra faz referência aos índios Terena e Kadwéu do Mato Grosso do Sul


This work portrays some of the symbolic manifestations of indigenous peoples with their meanings and functions, such as the ritualistic, pottery, body, social, dance, war as a way of interpreting the world and the environment in which they live. This work refers to the Terena Indians and Kadwéu of Mato Grosso do Sul

* Cultura - Herança de um povo - óleo sobre tela - 70x90cm - Neli Guimarães Silva


* Marcas e Tradições - Óleo sobre tela - 100x113cm - Neli Guimarães Silva