sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

KIPAÉ - Dança da Ema - OST - 70x90cm - Neli Guimarães Silva

No tocante à organização social do povo Terena, verificou-se a existência de estruturas dualistas, no período em que os Terena viviam no Chaco Paraguaio, sendo esta estrutura um sistema de duas metades, composto por Sukirikionô, caracterizada pela maturidade, seriedade e tranquilidade (gente dócil) e Xumonô
caracterizada pela juventude irrequieta e brincalhona (gente violenta). Apesar de serem cerimoniais, estas pessoas casavam-se dentro de suas metades. O Kipaé, "Dança da Ema", também conhecida como" Dança do Bate Pau", nome não bem aceito na aldeia por ser pejorativo, é praticada pelos homens em comemoração de boa caça, por alguma vitória alcançada ou mesmo para relembrar a participação do povo Terena na guerra do Paraguai. Observamos através da pintura corporal a existência de dois grupos: Xumonô que pintam o corpo com linhas horizontais nas cores azul e branca e os Sukirikionô nas cores vermelha e branca. Os homens carregam durante a dança longas varas de bambu, simbolizando suas armas com as quais produzirão o sons cadenciados complementando os sons produzidos pelos músicos. Durante a dança eles representam os movimentos da Ema, ave pantaneira que vive em grandes grupos se deslocando de um lugar ao outro.
Durante a semana do Hunaiti Kaxé, o Terena fazia muita festa e no último dia, os rapazes ou moças que possuíam alguma rivalidade, procuravam tirar as diferenças através de luta corporal, aliviando suas emoções. O vencedor acaba sendo o indivíduo com a razão, mas de qualquer forma, os dois lados acabam por se entenderem, libertando-se de suas mágoas. Quando um dos indivíduos está apanhando muito, o povo ao redor procura separa-los. Somente neste dia do ano existe o ajuste de contas.
Publicado no livro "Epopéia Terena" - Alfredo Sganzerla e Neli Guimarães Silva.Campo Grande : UCDB,2004 ISBN 85-7598-018-1


Regarding the social organization of the Terena people , we verified the existence of dual boards , the period in which the Terena lived in the Paraguayan Chaco , with this structure a system of two halves , composed of Sukirikionô characterized by maturity, seriousness and tranquility ( docile ) and we Xumonô

characterized by youth bubbly and playful ( violent people ) . Despite being ceremonial , these people married within their halves . The Kipaé , " Dancing Ema " , also known as "Dance of Pau Bate " , name not well accepted in the village to be pejorative, is practiced by men in celebration of good hunting for some victory achieved or even to recall the participation of Terena people in the Paraguayan war. Observe through body painting the existence of two groups : Xumonô painting the body with horizontal lines in blue and white colors and Sukirikionô in red and white colors . Men load during the dance long bamboo poles , symbolizing their weapons with which produce the lilting sounds complementing the sounds produced by the musicians . During the dance they represent the movements of Ema , Pantanal bird that lives in large groups moving from one place to another .
During the week of Hunaiti Kaxé , the Terena was much fanfare and the last day , the boys and girls who had any rivalry, attempting to take the differences through wrestling , easing your emotions . The winner ends up being the guy with the reason , but either way , both sides end up getting along , freeing himself of his sorrows . When a lot of people are picking the people around looking separates them . Only on this day of the year there is a reckoning.

Published in " Epic Terena " -  Alfredo 
Sganzerla  and Neli Guimarães Silva.Campo Large : UCDB 2004 ISBN 85-7598-018-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário